Categorias
Gestão e Marketing

Assessoria contábil para proteção veicular: o que você precisa saber?

As abordagens de uma assessoria contábil variam de acordo com o tipo do cliente e suas necessidades. Pensando nisso, a contabilidade para proteção veicular também terá suas individualidades.

Quer descobrir um pouco mais sobre como é feita a assessoria contábil para clubes de proteção veicular? Então continue no texto que preparamos para você!

O que é uma proteção veicular?

Caso você não saiba o que é uma proteção veicular e para que ela serve, vamos resumir um pouco:

O sistema de proteção veicular funciona por meio de uma associação que tem por objetivo proteger os seus membros no caso de sinistros.

Os membros do clube vão contribuir através de uma mensalidade que vai para um fundo comum, esse dinheiro vai cobrir os gastos dos associados no caso de ajustes em seus veículos.

Qual a importância da contabilidade para um clube de proteção veicular?

A contabilidade para proteção veicular tem algumas especificidades. Apesar de serem associações sem fins lucrativos, existe uma movimentação financeira. Logo, existe a necessidade da atuação contábil para essas instituições.

Através dos serviços contábeis é possível mensurar sanções tributárias, supervisionar gastos e gerenciar todos os dados, trazendo transparência e segurança para a associação.  

Quais são as obrigações da assessoria contábil para proteção veicular?

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, existem alguns demonstrativos contábeis obrigatórios. Eles são definidos pela NBC TG 26:

Balanço patrimonial: é referente ao estado patrimonial da entidade em determinado momento;

Demonstrativos do resultado do período: demonstração comparativa dos resultados da empresa entre dois meses;

Demonstração das mutações do patrimônio social: apresentação das variações no patrimônio líquido sem finalidade de lucros e sua posição contábil-financeira no fim do período;

Demonstrações do fluxo de caixa: valores do patrimônio líquido e dados do que entra e sai do caixa empresarial;

Notas explicativas: devem divulgar no mínimo o conteúdo indicado pelo item 27 da ITG 2002.

Viu como a contabilidade vai apresentar diferentes características de acordo com o tipo de cliente? Se você tem interesse em receber mais conteúdos como esse, basta seguir nossas redes sociais.